Uma geléia quente.

Há tempos venho pensando em fazer esta geléia.
Fiquei esperando a receita de um amigo meu, mas infelizmente não a recebi, talvez por uma questão de falta de tempo. Então, resolvi eu mesmo fazer esta geléia que gosto demais.
Hoje encontramos geléia de pimenta pronta à venda, mas nada se compara a uma caseira, apesar do trabalho que seu preparo proporciona.
Você pode liquidificar tudo ao invés de picar, mas a textura mudará, perdendo o charme do crocante que os minúsculos cubinhos de pimenta vão oferecer. É uma geléia deliciosa, perfeita para acompanhar um bom medalhão de mignon, por exemplo.
Para mim, a melhor maneira de apreciá-la é fazendo conjunto com um belo Brie francês. É um antepasto de comer com a porta trancada, acompanhado de um bom vinho tinto, fechando o dia em um Happy Hour perfeito.
INGREDIENTES
500g de pimenta malagueta
10 xícaras (chá) de açúcar mascavo
1 1/2 xícara (chá) de suco de limão
2 1/2  xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de suco de tangerina
1 pitada de sal
PREPARO
Usando uma luva cirúrgica, abra as pimentas ao meio e raspe todas as sementinhas de seu interior. Corte-as em cubinhos bem pequenos.
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver em fogo bem baixo. Vá retirando a espuma que subir à superfície. Deixe reduzir bem, até atingir a consistência de geléia. Este tempo pode ser bem variável, mas gira em torno de 1 hora.
Deixe esfriar um pouco e acondicione em vidros. Esta geléia mantém-se bem em geladeira por até 2 meses.
É uma geléia maravilhosa, que compensa o esforço.

Comentários

Postagens mais visitadas