Desvendando a Mente



Desvendando a mente


O que é a sua mente? O que é a mente humana? Para que serve a mente?...
A mente é basicamente abstrata. Não é o cérebro, nem é o que o cérebro faz (é mais provável que a mente é quem faz o cérebro).
Quando nascemos não tínhamos nada na mente, era totalmente vazia, única, era a totalidade (não havia sensação, percepção ou sentimento de separação com a totalidade), enfim éramos unidos, existia a unidade...mas aos poucos nossa mente foi sendo corrompida por diversos fatores: a sociedade como um todos através dos nossos pais, professores, amigos...foram introduzindo leis, formas, modos de julgar, pensar, comportamentos, moral, diversos padrões, e mais milhares de outras coisas que nos “separaram” de quem éramos inicialmente, do nosso Ser. Enfim, fomos nos identificando com tudo que era externo (corpo, bens materiais, idéias a nosso respeito, memórias...) e aí nos perdemos de quem nós somos, o Ser, nossa consciência.
Existe uma mente positiva e outra negativa agindo em nós, no entanto, geralmente usamos e somos usados pela mente negativa, inconscientes desta escolha é claro, pois somos condicionados desde a tenra infância a assim fazer. A liberdade só é possível quando sairmos da mente.
Para que você possa compreender melhor o que estou dizendo é importante que você busque investigar a sí mesmo(a), a se escutar, a estar atento(a), a prestar atenção a sua mente, aos seus julgamentos, aos pensamentos, aos seus padrões repetitivos e provavelmente antigos, as suas idéias, conceitos (que você não é isso entenda), aos seus apegos...
Apenas quando você se voltar para dentro de sí (e a meditação ajuda muito neste aspecto) e querer se encontra é que você poderá compreender a sí mesmo(a) e encontrar liberdade, saúde, contentamento, felicidade...o resto é ilusão da mente, ou seja “os véus de maia”. Boa viagem
Felicidade para todos nós,

Jonas Felipe Machado
Psicólogo e artista
                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas